Para aplacar o calor: smoothie de banana e granola caseira

Para aplacar o calor: smoothie de banana e granola caseira

A primavera chegou e a temperatura já está batendo recordes históricos em Belo Horizonte. Para tentar aplacar o calorão, todo mundo sabe: é preciso consumir muito líquido e fazer refeições leves. Por aqui, duas receitas têm feito muito sucesso: smoothie de banana (ou vitamina refrescante de banana) e granola caseira

Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até como sobremesa, elas são práticas, nutritivas e deliciosas - a vitamina de banana é, inclusive, um santo remédio para ressaca. É possível adaptá-las de acordo com o gosto de cada um - e com o que houver em casa. A base de banana congelada com leite pode ficar ainda mais interessante com manga,  frutas vermelhas, chocolate em pó ou manteiga de amendoim. E, mesmo sem as castanhas, a aveia tostada com mel, azeite e sal dá de dez a zero em qualquer granola industrializada!

Ela é tão gostosa que pode ser um bom agrado para pessoas queridas, principalmente quando  armazenada em um dos nossos potes com tampa pitcher, tão lindos!  

Smoothie de banana 

Ingredientes: 

 

2 bananas congeladas (quanto mais madura está a banana, mais doce ela é)

½ xícara de leite (de vaca ou de castanhas, como preferir)

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador. As bananas já adoçam a bebida o suficiente, mas, se preferir, adicione açúcar ou mel. 

Se você quiser, acrescente um pouquinho de canela. 

Sirva em nosso bowl de vidro com uma porção de granola caseira, fica uma delícia! 
 

Granola caseira

 

Ingredientes: 

 

1 xícara de aveia em flocos

½ xícara de mix de castanhas (você pode usar as castanhas, sementes e frutas secas que preferir. Nosso mix preferido tem castanhas de caju, castanhas do pará, nozes, amêndoas, amendoins e passas.) 

3 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de azeite

1 pitada de sal

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 160º (temperatura baixa). 

Em uma tigela, misture a aveia, o mel, o sal e o azeite. Prove e ajuste as quantidades de acordo com o seu gosto (se você gosta da granola mais doce, adicione um pouco mais de mel; se gosta dela mais salgada, acrescente mais uma pitada de sal). 

Despeje a mistura em uma forma untada e leve ao forno para assar por 15 minutos ou até a aveia ficar dourada - na metade do tempo, mexa com uma espátula para assar por igual.

Retire do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir ou armazenar.  Adicione o mix de castanhas. Mantenha a granola guardada em um pote hermético por até dois meses. 

 Atenção: 

O tempo de forno pode variar de acordo com a sua região. 

O forno não pode estar muito quente, senão o mel queima e a granola fica com gosto de queimado. Fique de olho no tempo de forno, se a aveia permanecer assando por um tempo além do necessário isso também pode acontecer. 

É muito importante abrir o forno e misturar a aveia aos sete minutos, senão ela não assa por igual: algumas partes podem ficar cruas enquanto outras queimam. 

Mexa a aveia na forma com uma colher ou espátula antes que ela esfrie completamente para separar os grãos.

Gostou do post? Então acompanhe a Cose & Casa para ler mais!

Luísa Teixeira de Paula
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

Ana Carolina Ribeiro e Castro - CNPJ: 29.548.793/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade