Por que usar um moedor de café?

 

Uma palavra: qualidade. Mesmo se você não for um especialista ou entusiasta, a diferença no sabor é marcante. Isso porque, assim que é moído, o café oxida e vai perdendo suas características com o tempo - sabor, corpo e aroma, principalmente. Esta perda acontece gradativamente e, mesmo com um pacote selado à vácuo, pouco mais de uma semana depois de aberto seu café moído já não é mais tudo aquilo que poderia ser. 

Com o café em grãos essa perda também acontece, mas a uma velocidade bem menor. Isso significa que suas qualidades serão preservadas por muito mais tempo. Com a moagem apenas no momento do preparo, você garante à sua bebida todo o aroma, frescor, doçura e acidez do tipo de café que escolheu. 

Comprar o café em grãos e moer na hora também é uma maneira de controlar sua procedência. Com o olhar treinado é possível avaliar a cor da torra, a maturação, o tamanho e a qualidade dos frutos. Se ele já vem moído, é possível que defeitos sejam mascarados e que você leve um produto de baixa qualidade, mesmo pagando mais caro. É importante frisar que moer uma quantidade maior de grãos para estocá-los não é uma boa estratégia, mesmo que você os utilize mais tarde, no mesmo dia. O café acaba perdendo suas propriedades em contato com o oxigênio e você desperdiça seu tempo.

Moer seu café todos os dias pode não ser a coisa mais prática do mundo, principalmente se você já começa o dia correndo. Mas pode ser uma maneira de tornar as manhãs - e tardes - muito mais gostosas, com o cheirinho de café perfumando a casa inteira.

Gostou do post? Então acompanhe a Cose & Casa para ler mais!

 

Luísa Teixeira de Paula
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

Ana Carolina Ribeiro e Castro - CNPJ: 29.548.793/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade